terça-feira, 25 de novembro de 2008

Competências de um técnico de acção social

Competências Essenciais



  • Gosto pelas relações pessoais;

  • Gosto pelo trabalho em equipa;

  • Capacidade de comunicação oral e escrita, utilizando com clareza a lingua materna em diversos contextos;

  • Capacidade de iniciativa, dinamismo e cooperação;

  • Utilização de saberes científico-tecnológicos já adquiridos para enquadrar a realidade natural e sociocultural, abordando problemas do quotidiano;

  • Capacidade de actualização permanente face às constantes mudanças sociais, culturais e tecnológicas;

  • Utilização de elementos básicos das tecnologias da informação e comunicação.



Competências a desenvolver



  • Interpretação de acontecimentos e situações de acordo com os respectivos quadros de referência históricos, sociais e geográficos;

  • Reconhecimento das necessidades e dos recursos existentes nas Instituições e/ou Comunidades;

  • Planificação, execução e avaliação de projectos de intervenção, em colaboração com outros técnicos;

  • Recolha, selecção, organização e tratamento da informação para esclarecimento de situações e resolução de problemas, segundo a sua natureza e tipo de suporte, nomeadamente o informático;

  • Desenvolvimento de uma metodologia perconalizada de aprendizagem e de trabalho.

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